quinta-feira, 19 de julho de 2012

Escolhas Inteligentes para uma Alimentação mais Saudável.



dicas para escolhas saudaveis Escolhas Inteligentes para uma alimentação mais saudável.

Ter uma alimentação balanceada e uma dieta saudável só depende das suas escolhas, pois é sempre mais fácil escolher o que nossos olhos pedem e não o que nosso corpo necessita. Por isso aqui vai algumas dicas de substituições que todos nós devemos fazer para ter uma vida mais saudável e nutritiva.

  1. Gorduras Boas: Procure substituir gorduras como manteiga que são saturadas pelo azeite que possui gordura boa e é insaturada. Mas lembre-se que não podemos abusar, pois toda gordura contém grande índice de calorias.
  2. Integrais: Substitua os grãos refinados pelos integrais, além de te darem maior saciedade são ricos em vitaminas como o complexo B, magnésio, zinco e muitos nutrientes.
  3. Salada de Frutas: Se você acha trabalhoso comer frutas, tire um dia e faça uma boa porção de salada de frutas e divida em pequenas porções, assim é só pegar da geladeira e comer.
  4. Carnes: A carne é uma grande fonte de proteínas, mais também é fonte de gorduras saturadas. O ideal é reduzir o consumo e dar preferência para carnes brancas como peixes e frangos, escolha 1 tipo de carne e preencha o restante do prato com legumes e verduras.
  5. Leite: Consumir leites, iogurtes são ótimas fontes de cálcio, mas procure substituir por desnatado ou semi-desnatado, pois tem menor índice de gordura saturada.
  6. Carboidratos: Tenha em mente que não é necessário mais de 1 tipo de carboidrato por refeição, ou seja se no seu prato tiver arroz então não coma batata, macarrão e etc… Escolha apenas 1 fonte de carboidrato.
  7. Adoçante: Usar qualquer tipo de açúcar, seja mascavo, mel e etc só tendem a adicionar calorias e nenhum nutriente para sua alimentação. Faça uso de adoçantes, mas não se engane no começo usar adoçantes pode ser uma experiência ruim, mas a longo prazo seu paladar se acostuma e você não vai notar a diferença.
  8. De olho no sódio: Usar temperos prontos como caldos de galinha são ótimos atrativos pela facilidade, mas eles possuem muito sódio que fazem mal a sua saúde e ainda retem liquido dando a sensação de inchaço.
  9. Ervas: Aposte no uso de ervas para dar mais sabor aos alimentos, assim o uso de sal poderá ser reduzido.
  10. Não tenha culpa: Se você ficou com vontade de comer um pedaço de bolo, ou pizza não tenha culpa por come-los apenas lembre-se que nas próximas refeições você deve maneirar.
Fonte:  http://receitasdeminuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário