quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Crie suas Estampas em Tecido usando o Batik

Crie suas estampas em tecido usando o Batik



Minha almofada feita com tecido estampado na técnica do Batik

Estampas exclusivas são um desejo bem comum para quem quer criar peças de artesanato com diferencial. A estamparia em tecido usa várias técnicas, entre elas o Batik, sistema que facilita a realização desses desejos de tecidos únicos. Mas o que é o Batik?
O Batik é uma técnica onde o tecido é isolado com cera quente antes de receber a tinta e dessa forma os desenhos são criados com um toque muito pessoal, já que é impossível que uma peça seja reproduzida diversas vezes. Muito provavelmente criada pelos chineses, já que a origem exata ainda é duvidosa, o batik evolui com os javaneses que criaram instrumentos que facilitam sua aplicação.
Nós, que somos iniciantes nessa brincadeira, vamos usar uma ferramenta simples e bem conhecida para criar nossas estampas: o pincel. Os javaneses criaram um tipo de “cachimbo”, o chanting, com o qual os desenhos podem ser extremamente detalhados. Quem desejar se aprimorar na técnica deve procurar um curso presencial e descobrir os segredos dessa arte incrível de estampar tecidos.

Como fazer o batik com pincel


Você vai precisar de um tecido de algodão para estampar e tintas de tecido bem diluídas em água. São tintas de tecido comum mesmo, mas quem tiver tintas de uso mais profissional também pode aplicar.
Antes de começar lembre de lavar o seu tecido para retirar toda a goma que possa haver nele e que impede que a tinta seja absorvida.

Faça um esboço no papel do desenho que deseja criar

Primeiro de tudo, faça um esboço no papel do desenho que deseja criar ou separe a gravura que quer reproduzir no tecido.
Corte o tecido no tamanho do projeto que vai elaborar e fixe-o sobre a área de trabalho com fita crepe.Fixe o tecido na área de trabalho
Baseado no esboço, desenhe o seu tecido

Baseado no esboço feito, desenhe o seu tecido. Pode ser lápis para costura ou lápis comum mesmo.
Leve a parafina para derreter no fogo. Essa é mesma parafina usada para fazer velas. Ela precisa fica bem transparente. Para aber o ponto ideal, pingue a parafina num retalho do tecido. Ela deve ser absorvida totalmente. Se ficar parecendo um pingo de vela, é porque ainda está fria.Leve a parafina para derreter
Molhe seu pincel na parafina

Molhe seu pincel na parafina. O pincel deve ser de cerdas arredondadas e tamanho médio. Lembre de manter a parafina sempre aquecida para não perder o ponto.
Passe o pincel com parafina sobre o desenho com bastante cuidado. Onde a parafina for aplicada a tinta não será absorvida. Dessa forma pode-se criar uma gama enorme de desenhos e gravuras.Passe o pincel com parafina sobre o desenho
Observem que o desenho vai sendo recoberto com a parafina
Observem que o desenho vai sendo recoberto com a parafina. As formas que são fechadas, como a estrela, precisam ser bem isoladas com a parafina. O Batik fica bacana com muitos detalhes no desenho, explore.
Comece a pintar o tecido com as tintas bem diluídas. Pode pintar sobre a parafina, sem medo.Comece a pintar o tecido
Aplique a tinta conforme seu projeto

Aplique as tintas conforme seu projeto. Observe como as cores não se misturam mesmo estando bem diluídas. Aguarde que o tecido seque totalmente. Seque na sombra.
Para retirar a parafina use um ferro bem quente. Coloque o jornal sobre as partes onde tem parafina e passe o ferro em cima. A parafina derreterá e será absorvida pelo jornal.Use um ferro quente e jornal para retirar a parafina
Troque o jornal várias vezes

Troque o jornal várias vezes e retire o máximo possível de parafina. Alguns resquícios permanecem, e sairão com as lavagens.
Vejam como a parafina é absorvida pelo jornal.Vejam como a parafina é absorvida pelo jornal

Ao terminar de retirar a parafina, o seu tecido já estará pronto para ser usado em seu projeto, que pode ser uma bolsa, uma cortina ou outro objeto qualquer.


Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Fonte: www.viladoartesao.com.br

Um comentário:

  1. adorei!!!!! um jeito simples de ensinar batik , gostei. parabens!

    ResponderExcluir