domingo, 29 de julho de 2012

Luminária de Garrafas Pet


Luminária pet pronta e em uso, super estilo para decorar




Material:
  • 24 garrafas PET iguais 
  • 1 garrafão de água de 5 litros
  • tesoura, ferro de solda, estilete
  • caneta marcador de CD
  • alicate, chave de fenda 
  • pedaço de fio paralelo flexível, soquete e plugue 
Obs.: Importante que as garrafas e o garrafão sejam de cores diferentes para dar um contraste.

Materiais para fazer a sua luminária de pet

Veja como se faz essa luminária seguindo o passo a passo que está bem explicadinho na Vila do artesão: 
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2012/07/luminaria-de-garrafa-pet-aprenda-como-fazer-a-sua/


Luminária Japonesas




 diy doily ideas
  DIY paper lace doily lantern
 doily wedding ideas
 Fonte:  http://ruffledblog.com/diy-paper-lace-doily-lanterns/

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Caixa de Costura


caixa de costura com divisórias desmontável 



Material

• cola branca
• durex e pincel
• 1 m de manta acrílica
• régua
• 1 folha de papelão paraná
• ½ metro de elástico fino
• pregadores de roupa
• 1 ilhós
• ½ metro de tecido branco
• ½ metro de tecido estampado
• 14 cm de cordão
• tesoura

Como Fazer:


Caixa de Costura

1. Corte o papelão em forma de cruz nas medidas indicadas acima. Esta será a repartição principal da caixinha.
Caixa de Costura2. Em seguida, recorte no papelão mais cinco quadrados de 8,5 cm cada um. Na manta acrílica, corte quatro quadrados (8,5 cm, cada um) e cole-os sobre os de papelão. Encape com o tecido branco. Parecerão almofadinhas. Pregue os elásticos em sentido horizontal para fazer o porta-carretel.
Caixa de Costura3. Encape a cruz com o tecido estampado. Cole as quatro almofadas sobre as laterais e o quinto quadrado, no centro (sem a manta acrílica). Utilize pregadores de roupa para firmar a colagem.
Caixa de Costura4. Para a base da caixa, corte no papelão um quadrado de 10,5 cm (a) e encape. Já para fazer a tampa, corte um outro quadrado de 12 cm. Corte quinas e faça dobras com larguras de 2,5 cm (b). Com o durex, dê o formato de tampa às dobras. Encape-a, pregue o ilhós no centro da tampa e faça um puxador com o cordão.
Caixa de Costura5. Para o agulheiro, faça outra cruz de papelão, porém com as medidas indicadas na figura acima. Depois, siga as operações 2 e 3 para encapar e fazer as almofadinhas, que devem ter 6,5 x 3,5 cm, cada uma.
Caixa de Costura6. A última repartição da caixa é o porta-tesoura. Corte no papelão um retângulo conforme a figura acima, dobre-o em cinco partes iguais e cole a ponta, formando um tubo. Depois é só colar todas as peças sobre a base, e a caixinha estará pronta.


Fonte: http://manequim.abril.com.br













Estêncial - Como estampar

.

COMO ESTAMPAR USANDO ESTÊNCIL

Material necessário
  • Tintas para tecido
  • Godê ou prato pequeno
  • Esponja macia ou pincel batedor (para aplicar a tinta)
  • Tecidos de fibras naturais (algodão, linho, etc.)
  • Fita crepe ou durex (para fixar o estêncil sobre o tecido)
  • Jornais velhos ou papel pardo
  • Moldes de estêncil
Organize o material a ser usado para estampar e prepare o local da aplicação. Forre a superfície que servirá de apoio com jornais (ou papel pardo) para protegê-la.
Estique o tecido sobre a superfície protegida e prenda-o com fita crepe ou durex. Considere que o tecido deverá ser composto por fibras naturais, do contrário a tinta não se fixará adequadamente. Em seguida, fixe o estêncil (com durex ou fita crepe) sobre a parte do tecido que pretende estampar.
Escolha a tinta que será aplicada e coloque-a, sem diluir, num godê ou prato. Se for usar o pincel batedor, o godê é mais indicado, pois evitará que a tinta se espalhe muito. Se for usar a esponja — pode ser uma esponja de cozinha cortada em pequenos pedaços — terá a opção das diferentes texturas para criar efeitos diversos.
Molhe a esponja ou o pincel na tinta e comece a aplicá-la, pressionando suavemente e de dentro para fora, nos espaços vazados do estêncil. Não exagere na quantidade de tinta e tome cuidado para que ela não escorra por baixo do molde.
Aplique uma ou duas demãos de tinta conforme a necessidade ou a intenção do efeito que deseja obter. Fique atento para não ultrapassar as dimensões externas do estêncil e borrar acidentalmente o tecido ao redor dele.
Destaque o durex das bordas do estêncil e retire-o cuidadosamente de cima do tecido. Deixe a tinta secar.
Posicione o outro estêncil (com a figura do caule) no local apropriado e repita os procedimentos descritos anteriormente. Se a estampa tiver mais de uma cor, aplique as tintas mais claras antes das escuras. Espere que cada cor seque completamente antes de aplicar as demais.
Depois de aplicada a nova cor, remova o molde e deixe a tinta secar por aproximadamente 72 horas. Para melhor finalização, antes de o tecido ser lavado, passe-o com um ferro quente colocando um pano sobre a estampa ou pelo lado do avesso. Isso ajudará a fixar melhor a tinta. Não se esqueça de limpar bem os estênceis usados no processo, pois eles poderão ser reutilizados em outras ocasiões.
A técnica do estêncil permite que, além de estampas localizadas, sejam feitas também “estampas corridas” (ou falso-corrido). Para tanto, basta repetir a aplicação dos motivos a intervalos regulares ou mesmo aleatoriamente a fim de estampar superfícies maiores. Como nos exemplos a seguir.
Estampa feita apenas com o estêncil das folhas e caule do motivo floral. As folhas em azul mais escuro foram aplicadas com o mesmo molde sem que o caule fosse impresso — pode-se isolá-lo, cobrindo-o com fita crepe ou simplesmente não aplicando a tinta no espaço vazado.
Estampa feita apenas com o estêncil da flor. O molde foi posicionado de forma a simular uma padronagem.
 

Fonte: Wagner Campelo
http://padronagens.wordpress.com/2010/11/04/estamparia-artesanal-estencil-2%C2%AA-parte/#comments

Estêncil


O QUE É ESTÊNCIL?

Estêncil (ou stencil) é um molde com recortes vazados que formam figuras. Para estampar usando esta técnica, o molde vazado tem de ser fixado sobre uma superfície para que a tinta seja aplicada. A tinta que atinge a superfície sob o molde fica delimitada pelos espaços vazados, reproduzindo a figura. O estêncil é utilizado para imprimir desenhos sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido. O molde pode ser feito de papel, plástico, metal, vinil, madeira… desde que o material seja maleável, resistente à aplicação da tinta e fácil de cortar.

COMO FAZER O ESTÊNCIL?

A técnica do estêncil é a forma mais simples, rápida e barata de estampar tecidos ou demais superfícies. Pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo sem experiência em métodos de impressão. Esta técnica, porém, requer duas habilidades básicas: precisão no corte do molde e atenção à quantidade de tinta a ser aplicada.

MATERIAL PARA CONFECCIONAR O MOLDE

  • Radiografias antigas, lâminas de acetato ou folhas de transparência
  • Estilete ou bisturi (para cortar o estêncil)

PASSO-A-PASSO

Se for usar radiografias, é importante deixá-las transparentes. Isso facilitará a visualização do desenho no momento de cortar o estêncil.
Para apagar as imagens das radiografias basta colocá-las por alguns minutos numa solução de água com cloro (ou água-sanitária) — se for usar o cloro não é necessário colocar muito. Faça isso num tanque para facilitar a limpeza.
Depois de mergulhadas na solução, a “tinta” das radiografias começará a se dissolver. Use uma esponja macia para limpá-las. Se quiser, use também luvas de borracha para não expor a pele ao contato direto com a solução de água e cloro.
Enxágüe as lâminas e deixe-as secar penduradas num varal ou enxugue-as com um pano macio.
Lâminas de acetato devidamente limpas e prontas para serem cortadas. A vantagem de se usar as radiografias é que, além da reciclagem, elas costumam ser mais espessas e resistentes do que as transparências.
Antes de cortar o molde é preciso ter pronto o desenho que se pretende estampar. Evite motivos demasiado detalhados e preste atenção para não criar áreas isoladas que acabem sendo cortadas para fora do molde (as “ilhas”) — ou então use “pontes” para ligar as ilhas ao restante do estêncil.
Motivo floral desenhado com caneta hidrocor numa folha de papel A4. Se preferir, você também pode usar imagens feitas no computador, impressas em papel comum ou nas transparências. Se for habilidoso, poderá desenhar diretamente sobre o acetato.
Dependendo do motivo, ele poderá ser “desmembrado” e desenhado separadamente. Acima, folhas e caule a serem usados com a flor mostrada anteriormente. Observe os 2 segmentos ao longo do caule. Apesar de não ser propriamente uma “ilha”, achei melhor acrescentas duas “pontes” (os segmentos) a fim de que, na hora do corte, o molde não ficasse demasiado frágil.
A vantagem dos desenhos separados é que cada um gera um estêncil individual e, conseqüentemente, a possibilidade de estampas distintas — usando-se os motivos combinados ou isoladamente.
Antes de cortar o estêncil fixe o acetato sobre o desenho (ou vice-versa) usando durex ou fita crepe.
Posicione o acetato com o desenho sobre uma superfície sólida, de preferência vidro ou mármore, pois o estilete deslizará mais facilmente — e vai evitar que a mesa que estiver sendo usada como apoio seja danificada. Prenda (com fita crepe ou durex) o desenho e o acetato sobre a superfície para que eles não se movam acidentalmente no momento do corte. Com um estilete ou faca de corte comece a vazar o acetato firme e cuidadosamente, seguindo traçado do desenho fixado sob ele.
Observe atentamente cada desenho antes de cortá-lo e verifique a melhor forma de fazê-lo. No caso desta flor, o corte começou a ser feito do centro para as pontas, pois é mais fácil obter firmeza deste modo. Em motivos com elementos grandes e pequenos, comece cortando os menores e vá passando aos maiores gradativamente. Um corte bem feito é a base de um bom estêncil, pratique bastante o recorte antes de produzir seu molde.
 Depois de inteiramente cortado, separe o molde do desenho no papel. Se sua estampa for composta por mais de um motivo, repita os procedimentos acima para cada um dos moldes.
Os dois estênceis com motivo floral prontos para servirem como moldes na estamparia artesanal de tecidos.

Fonte:  Wagner Campelo
           http://padronagens.wordpress.com/2010/10/28/estamparia-artesanal-estencil-1%C2%AA-parte/

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Como Usar Vinagre na Limpeza da Casa


Limpar Vidros com vinagre :


Primeiro retire o pó passando um pano macio . Em seguida coloque três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna. Umedeça um pano nessa mistura e torça e passe no vidro. Finalize o processo da limpeza com outro pano seco e passe jornal amassado para aumentar o brilho.
Como limpar espelhos com vinagre:
Acrescente uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água, molhe uma esponja nessa solução e passe diretamente nas manchas do espelho. Em seguida seque com auxilio de um pano ou papel toalha. É possível também é molhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar diretamente no espelho, depois passe outro jornal seco e finalize passando um pano seco.

Como limpar Azulejos com vinagre

O vinagre é excelente para remover o mofo dos azulejos. Basta aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escovinha de dente velha, deixar agir por duas horas e lavar a superfície com água e sabão.
Como limpar a tela de TV e computador
Coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico. Depois, é só passar delicadamente na tela.

Como limpar paredes com vinagre

Coloque em um balde um pouco de vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio.

Como limpar tapetes com vinagre

Para acabar com as manchas em tapetes, basta usar água morna com vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais vibrante.

Como limpar fogão com vinagre

Remova toda sujeira do fogão usando vinagre . Para fazer é simples basta colocar um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos de molho , depois comece a limpeza.

Fonte:  http://todaperfeita.com.br

Como Usar Vinagre para Lavar Roupas




 

Como retirar manchas de roupas usando vinagre branco

O vinagre além de ser muito útil na culinária também pode ser utilizado em alguns truques caseiros de limpeza, principalmente quando falamos em lavagem de roupas com manchas. Isto mesmo, com uma simples quantia deste produto é possível fazer milagres com as suas roupas.
Como falamos em manchas, que tal se ver livre das manchas amareladas em roupas brancas utilizando o vinagre branco? Essas manchas podem ser resultado do uso de alguns tipos de desodorantes ou até corantes de alimentos. Para retirar as manchas amareladas destas peças de roupas você vai precisar de uma xícara de vinagre branco misturado à água enquanto as roupas ficam de molho por mais ou menos uma hora e meia.
Este produto também pode ser usado para retirar manchas das peças coloridas e estampadas. Agora, neste caso, o processo é totalmente diferente do realizado para acabar com as manchas amareladas. Para lavar as roupas coloridas com manchas você deve usar um sabão neutro e ensaboar a área manchada e pingar apenas uma gota de vinagre sobre o local. Aguarde uma hora e siga a lavagem. Adicione vinagre no enxágue para evitar o desbotamento.
No verão as altas temperaturas causam uma produção maior de suor, e essa substância produzida pelo nosso corpo, muitas vezes, pode acabar manchando algumas roupas, principalmente nas golas de camisa e na região das axilas. O vinagre também útil para eliminar essas manchas. Você vai precisar de bicarbonato de sódio e vinagre para fazer uma pastinha. Espalhe essa pasta nas regiões manchadas e deixe agir por 20 minutos, após lave normalmente em água corrente.

Fonte:  http://todaperfeita.com.br

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Etiquetas Personalizadas

Etiquetas personalizadas – Faça a sua em casa


Mandar fazer etiquetas, nem sempre é barato. Mas essa criação que utiliza papel transfer (esses em que é possível transferir uma figura impressa para uma camiseta, por exemplo) é em conta e dá pra fazer em casa. Vamos lá?

Material: Papel transfer, alça pronta para bolsas, ferro de passar e tesoura.
















Modo de fazer: 
Imprima no papel transfer (de acordo com as instruções do fabricante)a arte das etiquetas várias vezes, e recorte, de modo que se forme uma tirinha com várias etiquetas.
Daí pegue essa tira impressa, posicione na alça e passe o ferro quente
de modo que a impressão se transfira pra alça.
Aí é só retirar com cuidado o papel do transfer e recortar as etiquetas da maneira que desejar!

Fonte: www.revistaartesanato.com.br

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Afinal, artesanato é negócio?



Esse post foi publicado pela Revista Artesanato, achei super interessante.
Quem escreveu foi Tiago Dalvi, leiam o que ele compartilha sobre artesanato e negócios.
 
Hoje vou defender a ideia de que artesanato é um negócio e sendo assim, deve ser pensado, planejado e gerenciado como tal.
Existem aqueles que defendem a ideia de que artesanato é uma arte.E arte é arte, não negócio… mas ai eu terminaria este post por aqui. Como esta não é a ideia, vou seguir com o planejado.
Se você nunca pensou por este ângulo, agora é uma boa hora para começar a deixar a agulha de crochê e a máquina de costura um pouquinho de lado para planejar o seu negócio.


Solidarium.net
Existem 8,5 milhões de artesãos no Brasil que juntos movimentaram mais de R$60 bilhões em negócios em 2011 e compraram mais de R$20 bilhões em matérias-primas e suprimentos. Então não é um simples negócio… artesanato é um monstro no Brasil! Um monstro bonitinho e bem acabado, mas ainda assim um monstro!
Existem aqueles artesãos que fazem artesanato como forma de inspirar outras pessoas, aqueles que buscam um complemento de renda, aqueles que dependem disto para viver, aqueles que fazem como hobby, aqueles que fazem para passar o tempo, etc, etc, etc. São inúmeras as razões para as pessoas fazerem artesanato.
Independente da razão de você fazer artesanato, se seu objetivo é vendê-lo, então você está fazendo ou buscando realizar um negócio. É neste momento que muitos se perdem por não saber definir 4 elementos muito importantes para qualquer negócio ser um sucesso. Mesmo que seja de artesanato! São eles:

1) Canal de Venda

Este é o meio que você escolheu para colocar o seu produto no mercado, para chegar até o seu cliente.
Solidarium.net
a) Imagem: Ponto de Venda da Solidarium dentro da rede Walmart
Perguntas Interessantes:Onde você irá vender seu produto? Será pela internet? Será em uma loja própria? Será em uma rede varejista? Você consegue garantir a entrega neste canal? Qual a demanda esperada neste canal? Você terá estoque? Você produzirá por encomenda? Existe algum custo para vender neste canal?
Dica: De maneira geral, o melhor canal de venda é aquele que possui um custo muito baixo ou zero para você vender seus produtos. Se você está buscando vender artesanato online, conheça algumas sugestões abaixo:
www.solidarium.net
www.elo7.com.br
www.airu.com.br
www.mercado.etc.br
Solidarium.net
b) Imagem: Site Solidarium.net

2) Preço

Este é o valor pelo qual seu cliente irá pagar pelo seu produto.
c) Equação: Preço = Matérias-Primas + Comunicação + Frete + Lucro + Rateio de Despesas
Perguntas Interessantes:Existem algum concorrente com um produto similar? Qual o preço do concorrente? O seu é competitivo? Está mais caro ou mais barato? Porque? Você está considerando todos os seus custos para definir o preço? Custos de Frete (se for o caso), Impostos, Matérias-Primas, Comunicação, Tag, Etiqueta, etc?
Dica: Muitos artesãos simplesmente esquecem de incluir todos os custos no preço de seu produto. Você deverá incluir até o “Vale Transporte” ou combustível usado para comprar ou buscar uma matéria-prima. Outra questão é que muitos artesãos precificam o seu produto pelo custo e não pelo valor real do seu produto. Pense em quanto o cliente pode pagar pelo produto e coloque este preço!

3) Promoção

É a forma que você irá comunicar o seu produto para os seus clientes.
Solidarium.net
d) Imagem: Existem várias outras formas de promover seus itens além da TV!
Perguntas Interessantes: Como você chegará até o seu cliente? Pela Internet? No próprio Ponto de Venda? Você possui perfil no Facebook? Qual o relacionamento você quer manter com seu cliente? Longo ou curto? Você possui embalagem no Produto? Usa cartão de visita?
Dica: Busque aquela solução que não implica em custos. Por exemplo, possuir uma página no Facebook pode ser uma ótima alternativa para você criar um relacionamento mais próximo com seus clientes. Além de poder postar novidades constantemente, você também poderá receber sugestões e comentários dos seus clientes.

4) Produto

É o item que irá atender uma necessidade do seu cliente.
Solidarium.net
Perguntas Interessantes:Como é a qualidade dos seus concorrentes? E o acabamento? O que você pode melhorar? Seu produto possui uma utilidade? É funcional? Eles são únicos? Você consegue produzir em escala? Quais as características do seu produto? Seus clientes conseguem percebê-las? Porque seu produto é melhor que dos seus concorrentes?
Dica: O mais importante é você buscar sempre a excelência. Produtos bem feitos, com um acabamento impecável sempre terão uma clientela mais fiel do que produtos medíocres. Também é importante inovar e não fazer o mesmo que estão fazendo por ai.
E não é só isso… a lista é longa e poderíamos incluir vários outros elementos e perguntas aqui. Mas se você já começar a pensar nisto, será um grande avanço.

Tiago Dalvi
Diretor Executivo
www.solidarium.net

Fonte:  http://www.revistaartesanato.com.br