sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cesto de Calça Jeans

Sabe aquele velho jeans do qual só sobraram as pernas?
Pois olha como você pode reutilizá-los. Esses pequenos cestos ficam ótimos para
organizar suas agulhas, linhas, revistas ou material de arte. Que tal colocar a máquina
de costura para trabalhar?
Se você já tem um pouco de prática basta olhar as fotos do tutorial.



Fonte: copyepaste.com

Pratos Coloridos

Nem sempre dá tempo de programar e se na última hora você tiver que reunir a meninada, corra pegar aqueles pratos de papel de qualquer tamanho e cor, furador e fitas coloridas.  A idéia é super facil e a mesa fica linda!







Fonte: via
           www.copyepaste.com

Dicas Para Organizar seu Scrap Canto



Agulhas de tricô ficam bem acomodadas dentro de uma caneca de cerâmica

E se tricô e crochê são a sua técnica preferida, que tal usar as agulhas como um “ramalhete” colorido. Basta acomoda-las todas dentro de uma caneca ou jarro de cerâmica. O bacana dessa dica é o contraste entre as cores dos objetos e da parede e a combinação com outras peças decorativas. O material está na mão e ao mesmo tempo bem apresentável.
Na hora de organizar um atelier, a reciclagem é sempre uma alternativa interessante. Aqui a dica é fazer uma pirâmide de latas. Todas foram revestidas com papéis especiais de scrapbooking, super coloridos e em padrões diferentes. Uma lata colada na outra garante que a peça permaneça em pé. Uma alternativa bem prática para seu material. A reciclagem cria nichos para armazenar canetas, lápis e material do atelier
<><>
O apoio para copos se transforma em suporte de canetas para o atelier

 Prático também é usar objetos que tem outras finalidades e organizar suas canetas e pincéis. Aqui o suporte de copos caiu como uma luva para colocar ordem em todo o material e facilitar o seu transporte. Simples e genial.
Essa ideia é realmente criativa. A sapateira ganha dupla função: porta-objetos e painel para a janela. Como seus nichos são grandes, é possível armazenar muitas coisas diferentes e ainda usar como uma cortina para a janela. Sem ocupar lugar extra, essa dica é especial para quem tem pouco espaço. Super bacana, concordam? A sapateira vira porta objetos e cortina ao mesmo tempo
Latinhas pintadas são recicladas e se tornam porta material para o atelier

Latas de vários tamanhos, pintadas em cores variadas se transformam em pequenas prateleiras para seu material do atelier. É muito fácil de fazer, basta pintar as latas com tinta base para metal e depois colorir com tinta PVA. Um parafuso pequeno com bucha, fixa cada latinha na parede. Além de organizar ainda se transforma num painel com ares de arte. Dica especial essa.
E pra terminar, o aparelho de café com açucareiro e suporte fica perfeito para acomodar tesouras , lápis e canetas, além de outras miudezas do dia a dia. Tudo à mão e visualmente atraente. É assim que um atelier de artesãos deve ser: organizado e belo. Xícaras altas de café ficam perfeitas como porta canetas e pincéis


Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/05/atelier-dicas-criativas-de-como-organizar-seu-material/

Quer dar uma festa do lado de fora e não quer que a toalha voe?

Olha que solução criativa e bonita para que a toalha da mesa não voe:

 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Embalagem reciclada com rolo de papel higiênico

Embalagem com rolo de papel

Rolos de papel, principalmente papel higiênico, são abundantes em nossas casas. Todas as
semanas temos rolos, que são descartados no lixo e não recebem nenhum cuidado especial.
Que tal aprender a fazer uma embalagem com rolo de papel higiênico? Você pode utilizá-la
como lembrancinha em aniversários infantis, colocando balas dentro. Pode também utilizá-la
como embalagem de presente, veja mais abaixo.

Material Necessário

  • Rolos de papel higiênico
  • Tinta
  • Pincel
Rolos de papel

Como fazer a embalagem reciclada com rolo de papel higiênico

Dobre uma ponta

Dobre a ponta do rolo como mostrado acima

Dobre a outra ponta

Dobre o outro lado para fechar. Faça isso nos dois lados do rolo de papel higiênico.

Pinte o rolo

Pinte a embalagem de maneira criativa. Use tintas não tóxicas para que as crianças
 possam ajudar no trabalho.

Use a criatividade e faça outras embalagens

Você também pode usar os rolos de papel para fazer embalagens para presente, veja
na foto acima como ficam bonitas e extremamente originais!

             www.revistaartesanato.com.br

Quer dar aula de artesanato?

Achei super interessante essas dicas para quem quer começar a dar aulas de artesanato. Vale a pena conferir.

Arte é uma forma de expressão e, consequentemente, “um dos meios de as pessoas se relacionarem”, como já disse o renomado escritor russo Leon Tolstói. Sendo assim, torna-se necessário transmiti-la de um indivíduo a outro. E quando se trata do artesanato, mais especificamente, tal transmissão pode acontecer tanto por meio de vendas e exposições, quanto de aulas. No segundo caso, os profissionais da área podem passar aos interessados as técnicas e dicas adequadas para o desenvolvimento e criação daquilo que eles pretendem produzir, além do seu amor com relação ao que fazem. Pensando nisso, responderemos a algumas das dúvidas mais frequentes em relação ao que é preciso fazer para ministrar cursos voltados a esse segmento artístico.



O que é preciso fazer para começar a dar aulas de artesanato?
Segundo as artesãs Bia Cravol e Elaine Masciarelli, o mais importante é que a pessoa domine muito bem a técnica que se propõe a ensinar. “Esse domínio inclui o conhecimento de várias possibilidades de execução de um mesmo trabalho, da forma mais indicada para quem é iniciante e da mais adequada para quem já tem uma noção”, explica Elaine.

O uso de apostilas é necessário?
Ambas as artesãs acreditam que as apostilas não são necessárias. “Elas ajudam quando a pessoa quer começar a produzir em casa sem o auxílio do professor”, complementa Elaine. Já a artista plástica Conceição Matos comenta que, apesar de achar que a sua utilização tenha de ficar a critério de quem está ensinando, “é muito interessante para o aprendiz ter registrado alguns conhecimentos que são aplicados durante as aulas. Por isso, aconselho sempre os meus alunos a trazerem um caderno para anotações”.

As alunas devem levar o seu próprio material?
O ideal é que cada um leve o seu próprio material, para que depois possa dar continuidade em casa a tudo aquilo que foi ensinado em aula.

Qual é a melhor linguagem para utilizar com as alunos?
De acordo com Elaine e Bia, a linguagem usada deve ser o mais didática possível para que, dessa forma, as iniciantes se sintam à vontade, e o ambiente fique descontraído. Assim, elas podem desenvolver a sua criatividade com mais liberdade e confiança. Entretanto, é importante “sempre apresentar alguns termos técnicos para que todas possam se habituar com a linguagem característica da atividade escolhida”, aconselha Conceição. Qual o melhor lugar para ministrar as aulas?
O local pode ser uma casa, ateliê ou loja. O importante é que seja um espaço bem-iluminado, arejado e aconchegante. Bia lembra ainda que é interessante haver um banheiro à disposição das alunas.

Dar aulas é uma maneira de lucrar?
“Sim, é uma forma de lucrar que complementa a venda das peças. O ideal é mesclar as duas atividades para se ter um ganho contínuo ao longo do ano”, explica Elaine. Mas, para isso, é preciso “saber conquistar os alunos e, principalmente, saber ensinar”, completa Bia.

Quanto se deve cobrar por aula e qual a sua duração média?
O preço pode variar de R$ 10,00 a R$ 25,00 e a duração, de 3 a 4 horas. Segundo Elaine, “o valor depende da região e se o material está incluso ou não. Em uma loja, a aula pode ser mais barata, mas a pessoa fica condicionada a comprar o material”.

A professora precisa ter algum diploma?
Não há nenhuma exigência de diplomas a professores da área. O que importa mesmo é o conhecimento e a habilidade que o profissional adquiriu ao longo dos anos. Mas é interessante que ele esteja sempre estudando e buscando novos conhecimentos que possam ser transmitidos aos alunos.

No final, é necessário emitir certificados para as alunas?
Por se tratar de cursos livres, a emissão de certificados não é necessária, mas alguns artistas e artesãos adotam essa prática. “Apenas emito quando o curso foi sobre um tema e carga horária específica. Basta ser assinado pelo professor, declarando a duração e o assunto desenvolvido”, conta Elaine. Já Conceição, que trabalha com óleo sobre tela, diz entregar certificados de participação somente quando promove exposições com as obras criadas pelos seus alunos. “Assim, eles já vão começando a montar o seu curriculum artístico.”

Fonte: http://www.portaldeartesanato.com.br

Como Customizar Puxadores

Puxadores de porta customizados, dica de decoração

Vez em quando a gente tem vontade de ter em nossa casa algo só nosso, que ninguém mais tem
igual. Solução? Customizar. Vamos ver um passo a passo da Kristine do The Painted Hive, de
como personalizar puxadores de porta para nossos armários, e dar aquele toque especial que
só tem em nossas casas.
O que vamos precisar?

Puxador de madeira cru para ser personalizado
  • Puxadores de madeira cru
  • Tinta acrílica nas cores desejadas
  • Verniz fosco em spray
  • Tesoura com ponta
  • Pincel
  • Cola de decupagem

Como customizar?

Escolhas as gravuras que você quer aplicar nos puxadores

Escolha as gravuras que deseja aplicar em seus puxadores. Use seu computador para redimensionar no tamanho do seu puxador e imprima. Use papel comum.
Pinte os puxadores combinando com as cores das gravuras

Pinte seus puxadores com cores que contrastem com as gravuras escolhidas. Assim você alcança melhores resultados. Veja a seleção de cores que a Kristine escolheu.



Aplique verniz em suas gravuras

Enquanto os puxadores secam, aplique duas camadas
de verniz fosco em spray, intercalando a secagem.
Isso vai proteger suas gravuras de borrarem na hora
de aplicar a cola e também vão criar menos bolhas
de ar.
Recorte o contorno das gravuras com tesoura ou estileteDepois que as gravuras secarem,
o que é bem rápido, recorte o
contorno delas com uma tesoura
de ponta ou uma faca estilete.
Assim que a tinta estiver bem seca,
aplique cola de decupagem com um pincel largo numa camada fina. Posicione a gravura no local desejado.
Aplique cola de decupagem sobre o puxador
Retire as bolhas das gravuras com uma leve pressãoPressione especialmente
as bordas para que não
fique nenhuma ponta
arrepiada.
Para dar acabamento aplique duas a três camadas de verniz em spray intercalando a secagem.Aplique verniz para proteger o puxador
Aí estão seus puxadores prontinhos pra decorar seus armários.Aí estão seus puxadores
prontinhos pra decorar
seus armários.

Quer coisa mais fácil para transformar um armário ou uma
cômoda?
Essa dica cai super bem para decorações específicas, como
quartos de bebês e crianças e também a cozinha.


Fonte: The Painted Hive
           www.viladoartesao.com.br

sábado, 23 de julho de 2011

Brinquedos de garrafa pet criativos e ecologicamente corretos

Catavento de garrafa pet
Foto e passo a passo: Setor Reciclagem

Os temas ecologicamente corretos estão na moda, sendo essa a tendência do mundo moderno. Todos estão preocupados com as questões ambientais, desde os cidadãos comuns até as empresas, que se esforçam para lançar produtos “verdes”. E esse é o caminho correto, pois precisamos preservar o planeta para as gerações futuras. E você, quer contribuir com o planeta?  A idéia de hoje é que você reaproveite as garrafas pet fazendo brinquedos.
Os brinquedos de garrafa pet são excelentes, pois você reutiliza as garrafas que iriam para o lixo, envolve as crianças em uma causa importante, contribuindo para a educação delas, e passa o tempo fazendo junto com o seu filho um brinquedo super legal. Então, vamos às dicas:

Brinquedo de garrafa pet

Jogo com garrafa pet
Foto: Kids Indoors
Esse brinquedo as crianças vão adorar! O objetivo é passar as bolinhas de gude para a parte de baixo do brinquedo. Para isso você deve treinar bastante a mira para acertar a bolinha no bico da garrafa pet que está por dentro. Quer tentar vencer esse desafio? Confira no blog Kids Indoors o passo a passo.

Vai e vem de garrafa pet

Vai e vem de garrafa pet
Esse é outro brinquedo clássico que pode ser feito utilizando garrafas pet, trata-se do vai e vem. Foi um brinquedo muito utilizado a um tempo atrás, muito divertido e que as crianças gostam muito. Faça o seu agora mesmo vendo o passo a passo.

Cai não cai de garrafa pet

Cai nao cai de garrafa pet
Foto: Brincar Letrando
Outro brinquedo muito popular é o cai não cai. Agora você pode construir um utilizando garrafas pet, clique aqui e veja o passo a passo.

Bichos feitos com garrafa pet

Foto: Reciclando o planeta
Veja que linda aranha você pode fazer com uma garrafa pet. E o mais legal, ela pula! Veja aqui o passo a passo.
Tartaruga de garrafa pet
Aqui uma tartaruguinha muito bonitinha feita com pet.
Aranha de garrafa pet
E nessa outra foto uma aranha feita com o fundo da garrafa pet, com a tampinha para fazer a cabeça e com espirais de caderno para fazer as pernas.
Tubarão de garrafa pet
Tubarão de brinquedo feito com pet
Peixe de garrafa pet
Peixe feito com pet e papel para as barbatanas
Centopéia de garrafa pet
Centopéia de pet

Barquinho de garrafa pet

Barco de garrafa pet
Veja só que lindo barquinho você pode fazer com pet

Outros brinquedos

Brinquedo feito com pet
Brinquedo feito com pet



Artesanato com crianças: use os palitos de picolé

Conseguir algo para distrair as crianças é um desafio. Que tal unir diversão para as crianças e
para você? É possível, faça artesanato com palitos de picolé. Uma maneira super legal de
 fazer artesanato com as crianças. Aqui está um exemplo muito legal de casinha com palitos
de picolé para você fazer.
Monte as portas, janelas e paredes

Você pode utilizar a sua imaginação da maneira que desejar. Aqui está um exemplo do que
você pode fazer para montar a casinha. Faça as paredes, janelas, portas.

Faça o telhado

Faça também o telhado, tudo com palitinhos de picolé. As crianças vão adorar e você ainda
vai poder se distrair junto com elas.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Caixote Porta-Treco

 
A artesã Priscilla Moreira transformou um caixote de madeira em um porta-trecos com
 rodinhas. A ideia é bacana porque usa materiais simples em soluções práticas para o dia
a dia.


Materiais utilizados:• Base para corte A3, da Toke e Crie
• Betume Colors azul petróleo, da Acrilex
• Caixote (encontrados em feiras livres e/ou supermercados)
• Cortador circular Premium 45 mm, da Toke e Crie
• Lixa grão 220, da Mestre Tigre
• Multcolage, da Acrilex
• Nature Colors na cor rosa chá, da Acrilex
• Paninho multiuso
• Parafusadeira
• Pincel chato nº 20, da Acrilex
• Régua para patchwork 15X60 cm , da Toke e Crie
• Rodinhas giratórias
• Tecido galhos finos cinza (1,10x1m), da Toke e Crie
• Verniz fosco em spray, da Acrilex

Modo de fazer:
1. Com a lixa grão 220, lixe toda a caixa. O procedimento não vai deixar a madeira
plana e sim, apenas retirar o excesso de farpas.

2.
Com o pincel chato nº 20, dê duas demãos de tinta rosa chá nas partes que receberão
somente pintura, aguardando a secagem natural entre as demãos. Nos pontos onde será
feita decupagem não é necessário pintar.
3. Tire as medidas das partes que receberão o tecido.
No caso da “ripa” externa da caixa
utilizada neste passo, a medida é de 52 cm X 6,5 cm, medida esta que será utilizada como
base no passo a passo. Com o auxílio da régua para patchwork e do cortador circular, corte
uma tira no tamanho 52X6,5 cm.
4. Com o pincel chato nº 20, dê uma demão generosa de multcolage em uma das ripas
externas que não receberam pintura. Posicione o tecido cortado anteriormente sobre ele
e alise firmemente. Repita o procedimento até completar a decoração da caixa. Lembre-se
de medir as ripas externas, as ripas internas, as laterais e o fundo da caixa.

5. Para o acabamento da lateral, utilize o pincel chato nº 20 para aplicar multicolage em
uma tira de tecido com aproximadamente 21 X 6,5 cm. Em seguida, dobre as pontas do
tecido até que elas se encontrem.

6. Imediatamente após a dobra passe multcolage na parte de trás e posicione sobre o tecido
como forma de acabamento.

7. Após fazer toda a decupagem com tecido na caixa (nos locais indicados), utilize o pincel
nº 20, dê uma demão generosa de multcolage sobre todo o tecido colado. Aguarde a secagem
natural do produto conforme instruções do fabrincante.

8. Depois que a peça secar, molhe a ponta do paninho multiuso na água, retire o excesso
de água, coloque um pouco de betume sobre o paninho e esfrege o material sobre as partes
revestidas de tecido. Retire o excesso simultaneamente com o mesmo paninho multiuso.
Faça o procedimento até completar a decoração da caixa.

9. Aplique uma camada de verniz spray fosco em toda a peça pronta, aguardando a secagem
natural do produto entre as demãos – não é necessário aplicar o verniz sobre o tecido. Utilize
a parafusadeira para encaixar as 4 rodinhas giratórias no fundo da caixa.

Fonte: http://www.portaldeartesanato.com.br